Quinta, 12 Setembro 2019 13:38

Redesim em AL projeta evolução do ambiente para licenciamento empresarial nos municípios

Novo evento técnico, chamado Empreende – Redesim, foi criado e organizado pela Juceal e pelo Sebrae/AL

Texto de Hotton Machado | Foto: Sedetur

Menos burocracia, mais agilidade para que o negócio exerça suas atividades. É com esse intuito que o projeto da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas ganha mais um evento direcionado para evolução do âmbito municipal.

Organizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) – entidade administradora da Redesim – e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o evento, chamado de Empreende – Redesim, será direcionado para os servidores das Prefeituras alagoanas dos quais o trabalho influencie no ambiente de registro e licenciamento de empresas.

Para isso, foi programada uma série de eventos, que contará com primeira edição a ser realizada no dia 19 de setembro, em Delmiro Gouveia. Sediada no escritório do Sebrae/AL, a capacitação prevê todo um dia voltado para preparação técnica e individual em relação ao sistema.

“A Redesim tem a sua implantação total nos 102 municípios alagoanos e, como estamos na fase de manutenção da rede, queremos ir além. Com esse novo evento, resolveremos na prática os gargalos de cada município na utilização do sistema. Não será uma palestra, um monólogo, pois precisamos da troca de experiências dos dois lados. Será realmente uma oficina efetiva em que cada servidor entrará nas configurações direcionadas para sua Prefeitura e implementará mudanças visando o aprimoramento do serviço”, explica Estanislau Cabral Neto, assessor da Redesim em Alagoas.

Dentro do projeto de desburocratização, as Prefeituras são responsáveis por emitir resposta quanto à consulta prévia de localização – primeiro passo para iniciar o registro da empresa, no qual o empresário busca saber se atividade desejada pode ser exercida em determinado local – e por gerar as licenças e os alvarás do âmbito municipal.

Essa gestão é feita por meio do sistema interno do Portal Facilita Alagoas – interface do registro e da legalização empresarial no estado -, intencionando que o empresário não se desloque a vários locais para ter acesso aos documentos, podendo fazer isso por meio de uma única ferramenta online.

Além da edição direcionada para os municípios do Sertão alagoano, estão programados eventos em Penedo e Maragogi.

Redesim em Alagoas

Além dos serviços da Juceal e das 102 Prefeituras, o Portal Facilita Alagoas possui serviços da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).