Quarta, 29 Maio 2013 16:27

Sobe para 95 o número de municípios alagoanos com Redesim implantada

Em 58 cidades do estado o sistema já está em funcionamento

Texto de Rafaela Albuquerque

O número de municípios alagoanos em que a Redesim está implantada subiu para 95 no dia 23 de maio, última quinta-feira, quando o município de Japaratinga passou a integrar a lista. Neste mês, o sistema já foi implantado nos municípios de Canapi e Inhapi.

Com as recentes implantações e continuação do treinamento dos técnicos municipais com o objetivo de capacitá-los para manter o Portal Facilita Alagoas em funcionamento, subiu também o número de municípios habilitados para atender aos contribuintes dentro do sistema da Redesim. Agora são 58 as cidades em que o Portal Facilita está em pleno funcionamento.

Denise Caetano, gerente responsável pela implantação da Redesim em Alagoas, explica como funcionam os processos de implantação, habilitação e os treinamentos que estão sendo realizados com os técnicos municipais nos últimos meses.

“Após nós sensibilizarmos as prefeituras sobre a importância da Redesim, a Juceal envia técnicos aos municípios para habilitar e capacitar os responsáveis para a utilização do sistema,” conta Denise. “Os treinamentos que acontecem aqui na Junta são para os municípios em que a implantação já havia sido feita, e tem como objetivo principal esclarecer dúvidas”.

Ela acrescenta ainda que na última quinta-feira, dia 23, a Juceal recebeu técnicos do município de Capela para realizar um desses treinamentos, em que a equipe responsável pela Redesim na Junta Comercial garantiu que os funcionários estariam preparados para atender à demanda dos contribuintes capelenses.

Benefícios

A Redesim busca simplificar e desburocratizar os processos de abertura e registro empresarial tanto para o empresário como para os órgãos públicos brasileiros. Com a integração e habilitação à Redesim, contribuintes de diversos municípios alagoanos agora podem fazer uso das funcionalidades do Portal Facilita Alagoas para acelerar seus processos empresariais.

Com a integração trazida pela Redesim, é possível emitir automaticamente diversos documentos necessários para o registro empresarial, como a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento Provisório. Além disso, a solicitação de documentos e a Consulta Prévia ficam disponíveis através do Portal Facilita, garantindo maior conforto e praticidade para o contribuinte.

Também para os próprios municípios a Redesim traz vantagens, pois garante uma maior organização das empresas locais e estimula a legalização e a economia através das facilidades apresentadas para a abertura e registro empresariais.

Esse mesmo estímulo resulta em um grande aumento na arrecadação municipal, pois o lucro gerado para o empresário local se reflete no arrecadamento da cidade. Mais de um município alagoano registrou aumentos de até 300% em sua arrecadação após a implantação da Redesim.