Quinta, 23 Maio 2013 16:25

Juceal participa da XXX Reunião da Subcomissão Técnica para a CNAE – Subclasses

Participantes discutiram como contribuir com a implantação da Redesim

Texto de Rafaela Albuquerque

Foi aberta ontem (22 de maio) a XXX Reunião da Subcomissão Técnica para a CNAE – Subclasses. Desde a tarde de ontem e pela manhã e tarde de hoje, dia 23, representantes de órgãos estaduais e municipais se reúnem no Hotel Jatiúca para discutir questões referentes às subclasses da Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) participou da reunião para apresentar a experiência do órgão com a aplicação da CNAE durante a implantação da Redesim no Estado. O presidente José Lages Júnior, que fez parte da mesa de cerimônia junto a Fabrício Betto e Eudes dos Santos Monteiro – que representaram respectivamente a coordenação da subcomissão e o IBGE – expressou a importância do uso das classificações nacionais durante o processo de implantação da Redesim.

“O objetivo do Portal Facilita Alagoas é integrar,” lembrou José Lages. “Para fazer isso, nós precisamos que todos os órgãos envolvidos estejam na mesma página. Hoje, a tabela CNAE foi implantada em outros órgãos e, com a Redesim, é utilizada em todo o estado.”

A reunião da subcomissão técnica é conduzida anualmente pela Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), que é responsável por monitorar e definir classificações estatísticas. A participação dos órgãos estaduais e municipais neste processo de construção, portanto, é fundamental para garantir que a classificação das atividades econômicas no país seja adequada à diversidade característica do ambiente de negócios brasileiro.

Questões levantadas

Algumas questões foram levantadas pelos participantes da reunião após a gerente da implantação da Redesim, Denise Caetano, apresentar a situação atual do processo de implantação; o trabalho realizado até então e as várias funcionalidades oferecidas pelo Portal Facilita Alagoas aos usuários e técnicos.

“Foi perguntado sobre como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas é apresentada no Portal para o usuário, quando ele deve fazer a definição da atividade realizada pela empresa, por exemplo,” conta Denise. “Como o portal é apresentado de forma muito didática, as classificações da atividade vão sendo apresentadas num leque que permite ao usuário ir selecionando as opções até marcar exatamente o tipo de atividade realizada.”

Outro ponto discutido foi como a CONCLA pode ajudar e contribuir para a implantação da Redesim não só em Alagoas, mas em outros estados brasileiros, o que Denise acredita que irá colaborar para trazer avanços no sentido de integrar o processo de integração de registro empresarial em todo o país.