Segunda, 06 Maio 2013 15:57

Juceal promove primeira Oficina da Redesim de 2013

Evento contou com a participação dos órgãos integrados ao Portal

Texto de Ludmila Monteiro

Um público de aproximadamente 80 pessoas teve a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o Portal Facilita Alagoas na manhã de sexta-feira, dia 3. A primeira Oficina da Redesim de 2013 aconteceu na sede do Sebrae/AL e foi uma promoção da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em parceria com o Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/AL).

O evento abordou as linhas gerais e o fluxo do processo de abertura de empresas no Portal Facilita. A oficina foi conduzida por Denise Caetano, que gerencia a implantação da Redesim no Estado de Alagoas, e contou com a presença dos representantes dos órgãos integrados ao portal. Cada um deles fez uma breve apresentação sobre o papel de seu órgão no processo de abertura e descreveu o caminho percorrido pela tramitação dentro do Facilita.

Ao final das palestras, foi iniciada uma rodada de perguntas, em que os presentes puderam tirar dúvidas e fazer críticas e sugestões ao sistema do portal, bem como aos representantes dos órgãos e entidades parceiros, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal de Maceió.

Inovações

Durante a oficina, o diretor de Tecnologia da Informação da Juceal, Álvaro Oliveira, apresentou a nova funcionalidade online da Junta Comercial, o requerimento e emissão de certidões via web. Álvaro descreveu resumidamente o sistema, que foi desenvolvido com recursos próprios da Juceal e permite que o contribuinte solicite e emita as certidões sem precisar se deslocar até a sede da Junta.

Álvaro também falou sobre o aplicativo da Juceal para a plataforma iOS iPhone, iPad e alguns modelos de iPod), que disponibiliza diversos serviços da Juceal para aparelhos móveis e sobre a previsão do lançamento do programa para o sistema operacional Android. O diretor de TI concluiu falando sobre outra ferramenta que vem sendo desenvolvida, o envio de mensagens de texto (SMS) para informar o status do processo na Junta Comercial e evitar idas desnecessárias ao órgão.

José Lages Júnior, presidente da Juceal, avaliou positivamente o resultado da primeira oficina. “Foi um momento muito importante. Dúvidas foram esclarecidas e nós pudemos entrar em contato direto com os profissionais da área contábil. É importante lembrar que a Juceal é um órgão integrador, mas esse é um processo feito a muitas mãos e precisamos da colaboração de todos”, afirma o presidente.

Ainda de acordo com o presidente, as oficinas da Redesim ocorrerão periodicamente e há a intenção de realizar uma oficina prática, que ensine o passo a passo da utilização do Facilita para todos os usuários. “Sabemos que mudanças geram dificuldades, mas estamos trabalhando em equipe para facilitar a vida do nosso contribuinte. Esse é nosso objetivo maior”, conclui José Lages.