Segunda, 06 Maio 2013 15:53

Presidente da Junta Comercial da Bahia faz visita técnica à Juceal

O objetivo da visita foi conhecer o Portal Facilita e como se deu a implantação da Redesim em Alagoas

Texto de Rafaela Albuquerque

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu esta semana, em visita técnica, a presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Ilnah Pinho de Oliveira, que juntamente com Francisco Nobre de Oliveira, Coordenador de Comércio Atacadista, Varejista e de Distribuição da Secretariade Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, participou de reunião com o presidente José Lages Júnior a fim de conhecer o processo de implantação da Redesim no estado de Alagoas.

Além do presidente da Juceal, participaram da reunião o secretário-geral Carlos Araújo, a gerente da implantação da Redesim no estado, Denise Caetano, o diretor de T.I., José Álvaro de Oliveira, e a analista técnica do Sebrae/AL, Luciana Leite.

O principal objetivo da visita foi permitir à Juceb conhecer de perto às boas práticas aplicadas em Alagoas para a simplificação dos procedimentos de registro e abertura de empresas. Foram apresentadas as medidas para aplicação da Lei 11.598/2007 no estado desde a criação da Central Fácil até o funcionamento do Portal Facilita Alagoas.

Durante a reunião foram apresentados todos os fluxos dos processos inseridos no sistema integrador para os órgãos estaduais (Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e SEFAZ) como também o fluxo das prefeituras municipais neste novo modelo de constituição e/ou alteração das empresas alagoanas. Foram apresentados todos os modelos de documentos padronizados que atualmente os órgãos emitem através do portal, como os Alvarás Provisórios, Inscrições municipal e estadual, Alvará Sanitário, etc.

O presidente José Lages aponta que desde a época da Central Fácil, Alagoas já é referenciado nacionalmente pelo bom trabalho desenvolvido junto aos órgãos para as melhorias nos procedimentos e no trabalho de desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.

“Com a Redesim, além das melhorias aplicadas aos procedimentos dos órgãos o sistema integrador traz um leque de informações sobre o novo fluxo do processo,” assinala o presidente da Juceal. “Nessa nova etapa, é trazida uma grande evolução para o desenvolvimento econômico no estado, pois além de desburocratizado, o processo é mais célere e ágil.”

Sobre a visita e reunião com os representantes da Bahia, José Lages descreveu como uma chance para comparar as situações em ambos os estados, e encontrar problemas em comum.

Os avanços da implantação da Redesim em Alagoas já haviam trazido visitantes anteriormente. Em setembro do ano passado, a Juceal e o Sebrae receberam uma comitiva de representantes estaduais e municipais responsáveis pela implantação do sistema no Amazonas.

Em outubro de 2012, representantes da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) também estiveram presentes para conhecer os procedimentos para a implantação, na época aproximando-se de sua fase final.

Oficina Redesim

A presidente Ilnah Pinho também esteve presente sexta-feira (3/05) na 1ª Oficina Redesim de 2013, no Sebrae/AL, em que foram apresentadas aos contadores alagoanos as várias funcionalidades do Portal Facilita com o objetivo de sanar as dúvidas e dificuldades enfrentadas nesse período de transição, e demonstrou grande interesse no processo de implantação e habilitação realizado pela Juceal e parceiros nos municípios de Alagoas.

“Temos que levar em consideração as diferenças, por exemplo, as distâncias que são muito maiores para nós,” explica Ilnah, se referindo à implantação nos municípios baianos. “Mas podemos conhecer o processo desenvolvido em Alagoas e adaptá-lo à nossa situação da forma mais adequada e vantajosa.”

Implantação

Alagoas tem se destacado recentemente como um dos estados em que a implantação da Redesim está mais avançada – são 93 municípios em que o novo sistema já foi implantado e 56 em que ele já está em funcionamento. Durante a Oficina Redesim, representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Receita Federal e Prefeitura de Maceió também apresentaram ao público as várias funcionalidades trazidas pela integração desses órgãos à Redesim.