Segunda, 04 Março 2013 14:59

Lançamento da Redesim em Alagoas reúne autoridades estaduais e municipais

No evento foi apresentado o sistema e o processo de implantação no estado

Texto de Rafaela Albuquerque

Ocorreu hoje, no Palato Farol, o café da manhã de lançamento da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) no estado de Alagoas. O evento foi idealizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas, com o apoio institucional da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae/AL.

O presidente da Juceal, José Lages Júnior, apresentou o sistema e o processo de implantação desde seu início, em 2011, ao público que reunia autoridades como o secretário de Planejamento, Luiz Otávio Gomes, presidentes de outras Juntas Comerciais, representantes de várias entidades parceiras da Redesim, como o Sebrae/AL, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, e contadores convidados.

Convidados

O presidente do Conselho Regional de Contadores de Alagoas (CRC-AL), Carlos Henrique do Nascimento, expressou o apoio da classe à implantação da Redesim como um sistema focado na desburocratização. Também manifestou seu apoio pela iniciativa alagoana o presidente da Anprej (Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais) e da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), Vinicius Mazza.

Vinícius Mazza, um dos dois presidentes de juntas comerciais presentes no evento – o outro foi Aderaldo Gonçalves, presidente da Jucep (Junta Comercial do Estado da Paraíba) – elogiou a agilidade demonstrada em Alagoas durante a implantação da Redesim, que levou o estado ao segundo lugar no ranking de número de municípios com o sistema implantado, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL, relembrou o trabalho de parceria entre o Sebrae e a Juceal para a implantação da Redesim nos últimos anos, celebrando e parabenizando a equipe responsável. Representando respectivamente a prefeitura e o governo do estado, falaram o vice-prefeito Marcelo Palmeira e o secretário Luiz Otávio Gomes.

O secretário de Planejamento fez uma retrospectiva do nascimento e implantação da Redesim no Brasil e Alagoas, destacando os frutos do trabalho que trouxe para o estado uma série de grupos empresariais ao mesmo tempo em que incentivou o nascimento e legalização de novas empresas, colaborando para o crescimento econômico do estado.

Mudanças

“A Redesim é um sistema que tem como objetivo principal facilitar a vida do empresário brasileiro,” declarou José Lages após as várias falas institucionais. “Todo o trabalho que nós fizemos até agora foi pensando nisso, na desburocratização e simplificação. Hoje nós estamos vendo os resultados desse trabalho ágil da equipe da Juceal e do Sebrae. E quem se beneficia de tudo isso é principalmente o contribuinte, o usuário do Facilita Alagoas.”

A data também marca a integração do município de Maceió à Redesim, que já estava implantada em 91 municípios alagoanos e em funcionamento pleno em 48 deles. Com a integração, documentos como a Inscrição Municipal, Alvarás de Funcionamento e a Consulta Prévia ficam disponíveis para o empresário maceioense para requerimento no portal Facilita Alagoas.