Quinta, 30 Novembro 2017 16:39

ENAJ trata da simplificação da legislação referente ao registro empresarial brasileiro Destaque

Primeiro grupo de estudos entre procuradores e secretários-gerais aconteceu nesta quinta (30), em Maceió

Texto de Laura Lima

Acontece nesta semana, em Maceió, a 37ª edição do Encontro Nacional de Juntas Comerciai (Juceal), que reúne representantes dos órgãos para discussões acerca da simplificação do registro e da legalização empresarial. Nesta quinta-feira (30), foi realizado o primeiro grupo de estudos entre procuradores e secretários-gerais na sala Ipioca no Jatiúca Hotel e Resort.

Na oportunidade, diversos temas foram abordados como, por exemplo, a padronização de processos entre todas as Juntas, promovendo, desta forma, a uniformização da linguagem adotada por todos os estados. Também foi discutido a simplificação da legislação tocante ao registro empresarial no país visando a diminuição do número de exigências nos processos empresariais.

A reunião contou com a presença da coordenadora geral de normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) – entidade na qual as Juntas Comerciais estão subordinadas referente a legislação –, Anne Caroline Nascimento.

Para a coordenadora, estes eventos servem para, justamente, estimular a unificação de todas as Juntas Comerciais, garantindo a qualidade de serviço para todos os seus usuários. “É um evento muito importante, que nós, como departamento de registro empresarial e integração, esperamos que continue colaborando para aprimorar todos os nossos processos e o nosso registro de forma unificada. Só tenho a parabenizar o pessoal da organização e agradecer a todo o investimento que é feito no âmbito de registro no Brasil”, completa Nascimento.

Representando a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), estiveram presentes o secretário geral do órgão, Edvaldo Maiorano e o diretor de registro empresarial, José Correia Torres.

A programação segue na sexta-feira com mais reuniões do grupo de trabalho e a apresentação dos trabalhos feitos pelos procuradores e secretários-gerais aos presidentes das Juntas Comerciais Nacionais.