Quinta, 26 Outubro 2017 15:55

Ações da Redesim devem ser aprimoradas na região Sul do estado Destaque

Evento realizado pela Juceal em parceria com o Sebrae/AL busca melhorar o ambiente de negócios

Texto de Laura Lima

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), realizou, nesta quarta-feira (25), em Penedo, mais um Encontro Regional dos Administrados do Sistema Facilita Alagoas. O evento, que aconteceu no escritório regional do Sebrae/AL na cidade, têm como principal intuito a melhoria do registro e legalização de negócios do estado.

Sendo referência nacional por ter todos os seus 102 municípios integrados através do sistema, o encontro reuniu servidores das prefeituras da região Sul de Alagoas, responsáveis pelo funcionamento do Portal Facilita Alagoas, interface externa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Na oportunidade, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, palestrou para os administradores acerca das funcionalidades do portal, dando esclarecimentos sobre o seu funcionamento a fim de sanar todas as dúvidas dos administradores.

Outros pontos também foram abordados como, por exemplo, licenciamento no âmbito municipal e consulta prévia – pesquisa de viabilidade onde a prefeitura informa se a atividade empresarial pode se exercida em determinado local.

Presente no evento, Leiliane Lyra, responsável pelo sistema em Penedo, frisou a atualização das noções em relação ao funcionamento do sistema e a troca de experiência entre os municípios possibilitados unicamente através dos encontros.

“Estou trabalhando agora juntamente à Juceal e ainda tenho muita coisa para aprender. Algumas dúvidas que eu já tinha, trouxe anotadas e consegui os esclarecimentos necessários. Isso tudo permite que os municípios fiquem sempre atualizados no que diz respeito ao Portal Facilita”, completou.

Além deste encontro realizado em Penedo, a Juceal e o Sebrae/AL estão organizando mais dois para, ainda, este ano em outras regiões do estado a fim de que todos os municípios integrados à Redesim possam compreender totalmente as funcionalidades do sistema disponíveis aos usuários.